Talvisota Molotov Cocktail



Talvisota Molotov Cocktail

Soldado finlandês com um coquetel molotov durante a Guerra de Inverno.
O coquetel molotov (português brasileiro) oucocktail molotov (português europeu) é uma arma química incendiária geralmente utilizada em protestos e guerrilhasurbanas.
No Brasil, a posse, fabricação ou o uso de tal artefato configura crime de "posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito", estando o infrator sujeito à pena de reclusão de, no mínimo, três anos até o máximo de seis anos e multa, conforme disposto na Lei 10.826/03, Art. 16, Inciso 3º.
A sua composição inclui uma mistura líquida inflamável e perigosa ao ser transportada, como petróleo, gasolina,ácido sulfúrico, clorato de potássio,álcool e éter etílico, misturados no interior de uma garrafa de vidro, e pano embebido do mesmo combustível na mistura dum pavio. O pavio pode ser desnecessário dependendo da mistura se for arremessado sobre o alvo, dependendo da composição química no interior e a faísca produzida no choque da garrafa ao se arremessar contra o alvo.
O nome deriva do diplomata soviéticoVyacheslav Mikhailovich Molotov. Esse nome foi atribuído, por ironia, pelosfinlandeses durante a invasão da Finlândia pela União Soviética naGuerra de Inverno em 1939.[1] O então comissário de Relações Exteriores afirmou em programas de rádio que os soviéticos não estavam jogando bombas sobre os finlandeses, e sim lhes fornecendo alimentos. Esses últimos passaram a chamar suasbombas de cesto de pães de Molotov, e a denominar suas bombas artesanais de "Coquetéis Molotov".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário