Quando se dorme pouco.....

É de conhecimento comum que dormir oito horas por dia é o período de tempo ideal para recuperar as forças para o dia seguinte. Apesar de existirem muitos estudos que indicam o contrário (como este), a verdade é que grande parte dos experimentos científicos apontam para as oito horas como sendo o período ideal de sono.

Mas o meu objetivo com este artigo não é debater o período ideal de sono mas sim, mostrar para você como menos horas de sono afetam a sua produtividade. Para conseguir fazê-lo, fui buscar várias experiência científicas que comprovam a queda de produtividade de quem dorme pouco e como isso afeta o seu cérebro.

Não sou muito fã de “achismo” e acredito que estudos científicos são a melhor forma de conseguir comprovar, para você, que o tempo que o período de descanso é tão ou mais importante do que o período que você está produzindo.

O sono é algo fundamental e referimos muito isso na no Mini-Curso de Produtividade. Se você quiser melhorar a gestão do seu tempo e da sua energia, clique aqui.

Vamos então aos estudos científicos…

1. DORMIR MENOS TORNA VOCÊ MAIS ESTÚPIDO
Segundo um estudo realizado pela Society for Neuroscience, não existe qualquer diferença entre alguém que dorme oito horas e alguém que dorme quatro. Ambos podem acordar com um ar fresco, energético e repletos de vontade de trabalharem.

Porém, os problemas surgem em situações muito específicas…
Independentemente de alguém dormir mais ou menos, em alguns momentos a desconcentração vai surgir. E é aí que as pessoas que dormem menos começam a perder produtividade. A pessoa que dorme menos tem maiores dificuldades em recuperar o foco perdido. Por outro lado, quem dorme as horas suficientes consegue compensar as suas distrações com maior facilidade.

Na imagem logo abaixo, você pode ver o que isso significa. Repare: as pessoas que dormiram horas suficientes conseguem ativar outras partes do cérebro, de forma a recuperarem o foco. Já quem dormiu pouco, não tem muita atividade em outras áreas:

     


Mas o mais grave é que, quem dorme pouco, não consegue verificar que tem dificuldades em recuperar o foco! Considera que está a trabalhar no seu máximo potencial, quando na verdade está constantemente a desconcentrar-se.

Pondere ler: Não consegue concentrar-se numa tarefa de cada vez? Saiba o motivo
2. VOCÊ VAI PERDER O CONTROLE EMOCIONAL MAIS FACILMENTE
Quem trabalha na frente do computador praticamente todos os dias, sabe como é difícil evitar as constantes notificações das mídias sociais e do email. Se você dormir pouco, evitar esses notificações fica ainda mais difícil. Segundo este estudo realizado na Universidade da Califórnia em Berkeley, os centros emocionais do cérebro ficam até 60% mais reativos se você não dormir o número de horas suficientes. E ao tornar-se mais emocional, a tendência para responder a estímulos constantes é bem maior.

“É quase como se, sem ter dormido o suficiente, o cérebro tivesse revertido para padrões de atividade mais primitivos, na medida em que era incapaz de contextualizar as experiências emocionais e produzir reações controladas e apropriadas” explica Matthew Walker, um dos autores do estudo.

A imagem abaixo representa o que acontece ao seu cérebro. Repare que a parte emocional do cérebro (a amígdala) está mais ativa nas duas imagens de baixo do que na imagem de cima.